Treino de corrida por tempo ou por distância

Treino de corrida por tempo ou por distância

É melhor fazer um treino de corrida por tempo ou por distância? Aqui na Masella Assessoria usamos as duas variáveis: de tempo e de distância para prescrever os treinos, e o momento correto que deve ser utilizada cada um delas torna o treino cada vez mais eficiente e varia de acordo com os níveis de performance dos corredores.

O seu corpo não conhece distância e muito menos entende o tipo de treino que você fará, se é 10x 400m; 5k; 21k ou 42k, mas sim, o tempo de estresse que foi gerado durante a sessão. O volume semanal é algo que nós corredores utilizamos para mensurar com facilidade a quilometragem que foi percorrida.

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Frequência semanal de treinos de corrida

Veja o exemplo:

Imagine dois corredores completamente diferentes, sendo o Corredor A, avançado, corre há seis anos, cinco vezes na semana e o seu ritmo forte é 3:00 min/km. Seu melhor resultado no treino 6x 1000m é de 18 minutos. Outro Corredor B, iniciante, correr há dois anos, três vezes na semana e o seu ritmo forte é 6:00 min/km, e o melhor tempo no mesmo treino é de 36 minutos. Em termos práticos, teremos o dobro de diferença do mesmo treino para dois corredores com níveis distintos de desempenho. Será que o estímulo é o mesmo? Claramente que não! Esse treino foi mais estressante para o corredor mais lento do que para o veloz, já que não são apenas 6 km, mas 18 minutos a mais de tempo despendido para completa-lo.

Treino de corrida por tempo ou por distância

Diante disto, é recomendado a qualquer corredor iniciante que a carga de treino seja mais baixa que o aluno avançado, pois ainda não tem aptidão física para suportar e consequentemente não irá gera os ajustes fisiológicos que necessita para o exercício, só irá se machucar.

A vantagem em fazer treinos por tempo é que você poderá treinar com o foco em atingir a distância percorrida dentro da duração esperada.

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Outras atividades físicas melhoram a corrida

E quando fazer o treino por distância?

O ideal é quando houver a necessidade de fazer algum tipo de teste, simulação de percurso ou treino longo para uma prova. Neste caso você não estará só aliando o aspecto fisiológico, como também o tático.

Percebeu a diferença em fazer treino de corrida por tempo ou por distância? Se quiser saber mais, venha falar conosco e entre para o nosso time. Bons treinos e até mais.

Fotos: freepik.com

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