Treinamento funcional: por que você deve fazer?

Treinamento funcional: por que você deve fazer?

Desde o seu surgimento, o treinamento funcional conquista cada vez mais seu espaço dentro de academias e parques, devido a sua maneira de execução e por ajudar todos os praticantes a terem facilidade em fazer o movimento corporal natural do dia a dia.

O ‘boom’ do treinamento funcional é recente, por volta de 2011, no entanto, este método de treino não. Originou-se com os profissionais da área de fisioterapia, que já utilizavam exercícios que simulavam funções corporais habituais do cotidiano como forma de reabilitação de pacientes após uma lesão ou cirurgia. Foi a partir daí que o treinamento funcional passou a existir e ser empregado como uma alternativa não só de recuperação, mas também como parte de treinamento para condicionamento físico e desempenho atlético.

MAS O QUE É O TREINAMENTO FUNCIONAL?

O treinamento funcional nada mais é do que trabalhar o corpo globalmente com exercícios de empurrar, puxar, agachar, levantar, estabilizar, arremessar, saltar e correr, ou seja, fazer que o seu corpo reproduza os movimentos rotineiros que sempre fazemos, só que com mais eficiência, melhorando cada vez mais a performance e prevenindo lesões. Isso não significa que o treinamento funcional seja monótono, muito pelo contrário, é bem dinâmico, ‘pesado’ e desafiador, pois em cada sessão de treino são executados diferentes exercícios.  

No treinamento funcional não são utilizadas as máquinas que você sempre vê nas academias. Aqui, todas as partes do corpo trabalhem conjuntamente, utilizando materiais como halteres, anilhas, bolas suíças, cordas e até o próprio peso do corpo, conciliando entre exercícios cardiorrespiratórios, de força e de equilíbrio.

TREINAMENTO FUNCIONAL: POR QUE VOCÊ DEVE FAZER?

A lista dos benefícios do porquê você deveria fazer treinamento funcional é imensa e estes são os principais:

  • aprimora as atividades cotidianas;
  • previne de lesões;
  • auxilia no emagrecimento;
  • melhora a performance esportiva;
  • tonifica os músculos;
  • melhora a flexibilidade, a agilidade, o equilíbrio e a coordenação motora;
  • melhora a postura;
  • melhora o sistema cardiorrespiratório;
  • treina a propriocepção
  • aumenta a consciência corporal;
  • causa bem-estar e disposição.

O TREINAMENTO FUNCIONAL AJUDA A EMAGRECER?

Treinamento funcional por que você deve fazer

Sim, é possível perder peso. Entretanto, é importante deixar bem claro que, para que o emagrecimento aconteça, é necessário gastar mais calorias do que consumir, e o treinamento funcional contribui para isso. Na verdade, qualquer exercício físico ajuda, basta ter disciplina e foco.

O TREINAMENTO FUNCIONAL CAUSA HIPERTROFIA MUSCULAR?

Treinamento funcional por que você deve fazer

O treinamento funcional não é o mais eficiente para hipertrofia muscular. O ideal é a musculação. No treinamento funcional os exercícios fazem com que os músculos se tornem mais fortes e eficientes para quaisquer movimentos e não focado em aumentá-los.

O recomendado é praticar as duas modalidades, pois o treinamento funcional prepara o corpo para executar os movimentos perfeitamente e melhora a condição cardiorrespiratória, fornecendo mais energia para a musculação.

IDOSOS PODEM FAZER TREINAMENTO FUNCIONAL?

Treinamento funcional por que você deve fazer

Não só podem como devem! Hoje em dia, tem idosos mais ativos que muitos jovens. A chegada da terceira idade traz muitas perdas, como de força, de massa muscular, de massa óssea, de velocidade, de agilidade, de equilíbrio, de flexibilidade, entre outros e paralelo a isso, vêm as enfermidades. Uma das maneiras mais saudáveis de combater isso e recuperar tais perdas é realizar exercícios físicos. E como o treinamento funcional simula as situações vividas diariamente pelo ser humano, esse tipo de treino bem elaborado e adaptado para este público é indicado e muito bem-vindo. Aqui na Masella Assessoria temos aulas exclusivas para idosos. Clique aqui para saber mais.

No geral, o treinamento funcional é adequado para todo tipo de pessoa. Para a pessoa ‘comum’, o treino do corpo ajuda nas atividades cotidianas. Para o atleta, o foco é nos movimentos para o aprimoramento de sua performance. E para o paciente de reabilitação, utiliza-se o treinamento funcional para condicionar e retornar as suas atividades do dia a dia.

A Masella Assessoria possui um Centro de Treinamento com uma grade de aulas bem completa de treinamento funcional. Clique aqui para saber mais e vem fazer se exercitar conosco.

Bons treinos e até a próxima.

Imagens: Freepik

.

.

Este post tem um comentário

Comentários encerrados.