Respiração na corrida

Respiração na corrida

Qual é a maneira correta de respiração na corrida? Pelo nariz ou pela boca? Muitos corredores questionam os nossos treinadores Masella por isso, mas a resposta é que não existe uma regra a ser seguida, cada atleta tem um estilo para tal atividade e tá tudo bem!

A respiração é uma ação natural (acontece sem que você perceba) e através dela é feito o aporte de oxigênio para os músculos, fundamental para realização do exercício e desempenho durante a corrida.

VEJA MAIS
+ Dor durante a corrida

Na corrida, ou em qualquer outro exercício físico, a necessidade de captar oxigênio aumenta proporcionalmente de acordo com a intensidade do exercício. Quando a atividade é mais intensa, muitas vezes o nariz não consegue absorver a quantidade de ar necessária, por isso passamos a inspirar também pela boca. O que importa é encontrar um meio para que a respiração e o ritmo sejam confortáveis e que você consiga ir mais longe ou mais rápido em busca do seu objetivo.

Qual é a maneira correta de respirar na corrida

Vale destacar que o ideal é manter uma sequência estável de inspiração e expiração, pois com o aumento do esforço, o controle respiratório se torna mais difícil e se faz necessário estabelecer um ritmo respiratório capaz de gerar a quantidade ideal de ar.

VEJA MAIS
+ Descanso é importante para o treino de corrida

Algumas dicas para ajudar com a respiração na corrida:

  1. Procure ter respiração mais curta e com maior frequência.
  2. Reduza a velocidade se estiver com falta de ar. Diminua o ritmo e relaxe, essa sensação de sufocamento vai se normalizar naturalmente.
  3. Durante sessões mais intensas é difícil manter inspirações e expirações longas e profundas, a respiração de forma rápida e superficial nessa situação é comum e normal.

Por isso, não tem o que se preocupar se existe uma maneira correta de respirar. Respire fundo e vai correr!! Bons treinos.

Quer obter melhores resultados na corrida? Vem falar com os nossos treinadores Masella.

Fotos: Divulgação

.

.

Deixe uma resposta