Qual a cadência certa na corrida?

Qual a cadência certa na corrida?

A cadência nada mais é que a frequência de passos dados por minuto quando está correndo. Para saber qual é a sua, basta contar os passos que dá no tempo de um minuto. Esse número varia entre 160 e 200 passos, dependendo do corredor. Mas qual a cadência certa na corrida? O número médio considerado como a cadência certa na corrida entre os corredores é de 180 ppm (passos por minuto).  

De onde surgiu essa evidência?

Veio na década de 1980, com o treinador norte-americano Jack Daniels, que treinava equipes universitárias de elite. Esses atletas corriam muito forte, e o Daniels detectou que dentro deste grupo os melhores corredores tinham uma cadência média de 180 passos por minuto.

Com a divulgação em massa deste número, muitos corredores ficaram eufóricos querendo melhorar a cadência através de treinamento.

Mas a cadência é treinável?

Não, não se treina cadência. Ela é uma consequência e não uma causa. Os corredores de Jack Daniels tinham uma cadência alta porque corriam rápido e não corriam rápido porque tinha cadência alta. Consegue entender a diferença? Uma coisa é a velocidade, outra é a cadência.

E por que corriam rápido? Porque treinavam muito, chegando a fazer de oito a 10 sessões de corrida por semana, ou seja, de duas a três vezes na semana eles treinavam em dois períodos. Com um volume de treino alto, ficavam rápidos e a cadência aumentava.

Hoje em dia, vemos muitos corredores fazerem exercícios de educativos para melhorar a cadência, mas isso é pura ilusão, pois não funciona. A dica é focar no treino de qualidade e consistência que você ficará mais rápido e a cadência vai aumentar.

VEJA MAIS
+ Como melhorar seu desempenho na corrida?

#ficaadica

Ter uma cadência alta ou baixa não fará você correr melhor ou evitar se machucar. O que faz você correr melhor é treinamento e o que faz você fugir das lesões é cercar-se de todos os cuidados e fazer um treinamento adequado.

Deixe de lado essas neuras e crenças populares de corredores. Se quer melhorar a sua performance na corrida ou praticá-la como hobby, vem falar com a nossa equipe.

Bora e bons treinos.

.

.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta