Provas canceladas e adiadas. E agora?

Provas canceladas e adiadas. E agora?

A pandemia causada pelo COVID-19 mudou, de uma hora para outra, a rotina de tudo e todos. Uso de máscaras, distanciamento social, utilização constante de álcool em gel, home office de 14-16 horas diárias e lives de shows são alguns exemplos do “novo normal” que estamos vivendo. Não foi diferente na atividade física, com alunos e treinadores se adaptando a novas formas de treinar e de prestar serviço.

Um mercado que sofreu demais com a pandemia foi o de corridas de rua, já que os melhores eventos da área reuniam facilmente cinco mil pessoas, sendo que nas provas mais tradicionais esse número chegava na casa de vinte mil. Com toda essa aglomeração inerente às corridas, não houve outra saída: todas as provas de 2020 foram canceladas e há grande chance de retornarem somente no segundo semestre de 2021.

Blog Corpo
Corredores reunidos antes da prova. Teremos que esperar um pouco mais para isso se repetir

Desmotivados por causa disso, muitos corredores deixaram de treinar ou estão treinando consideravelmente menos. Sabemos e compreendemos que ter uma prova em vista nos motiva, e muito, a treinar com dedicação. Mas devemos ser fortes e nos adaptar a nova normalidade, já que parar de treinar ou reduzir substancialmente seu treino trarão muitas consequências negativas. É fundamental aprendermos a correr por correr, treinar por treinar, mesmo que não haja uma prova em vista em curto prazo.

A corrida fortalece o sistema imunológico, mantém a mente sã, ajuda a controlar seu peso (levanta a mão quem tá abusando na comida nessa quarentena?), melhora seu humor e ajuda a reduzir o estresse – afinal, quem não está surtando com esse período tão conturbado? Olhe tudo o que a atividade física faz por você e perceba o quão prejudicial é não praticá-la agora. Por isso pedimos: mantenha-se ativo e corra por prazer e pelo impacto na sua saúde que a corrida proporciona. Seja na esteira ou desbravando as ruas do seu bairro, apenas CORRA!

Além dos pontos acima, que serve para todos os corredores, se você é uma pessoa que está sempre buscando melhorar seus resultados e recordes nas pistas, tem mais um motivo: se ficar parado ou treinando muito “solto”,  irá perder muito, mas muito mesmo, do que construiu até agora. E quando as provas voltarem, pelo seu perfil, vai querer participar e não fazer feio, correto? Não precisa, nem deve, treinar como se fosse correr seus melhores 10K daqui dois meses. Mas com certeza deve treinar com afinco, realizando uma quantidade adequada de treinos, para manter e até estimular seu condicionamento. Caso contrário, quando as corridas retornarem,  precisará gastar de 6 a 12 meses somente para retomar seu nível de condicionamento prévio, provocando uma enorme frustração.

Blog Corpo
Alguns corredores estão sempre de olho no tempo! Você se enquadra nesse perfil?

Como falamos, sabemos que é difícil a motivação. Por isso separamos algumas dicas que podem lhe ajudar:

CORRIDAS VIRTUAIS

Sim, sabemos que não são iguais as “reais”. Mas sabe o ditado: “É o que tem pra hoje”, então, ele se aplica aqui. Quebre seu preconceito e faça uma, temos certeza que te motivará a continuar nos treinos.

MANTENHA CONTATO COM CORREDORES

Não adianta, não podemos nos aglomerar e juntar grandes grupos para correr juntos. Então é hora de abusar e fazer bom uso de toda tecnologia que temos em mãos: crie grupos no WhatsApp, faça reuniões via vídeos, ligue ou use qualquer outra tecnologia. O que vale é estar em contato com seus amigos corredores, trocando experiências, falando de corrida e apoiando uns aos outros.

DEFINA UMA META DE MÉDIO PRAZO

Defina uma meta que seja desafiadora, para você cumprir no segundo semestre de 2021 ou no primeiro de 2022. É importante que ela seja realmente desafiadora, para lhe estimular a começar a treinar agora. Caso contrário, a chance de você “barrigar” o início para pós-pandemia é enorme.

Incentivamos e torcemos para que você volte ou mantenha os treinos, sua saúde física e mental irão agradecer. Esse momento difícil vai passar, mais cedo ou mais tarde, e nessa hora queremos vê-lo preparado e posicionado na largada da primeira prova pós pandemia! Se precisar de algum apoio, clique aqui, e entre em contato com a gente, será um prazer ajudar.

Bons treinos e até a próxima!

Deixe uma resposta