o que é fartlek

A maior parte dos corredores buscam crescer e evoluir na corrida. E variar os tipos de treinos podem ser eficazes para a melhora de performance e benefícios fisiológicos. Alguns exercícios específicos ajudam o atleta a ganhar mais velocidade até de uma maneira mais descontraída, como se estivesse brincando de correr.

Um dos treinamentos que podem ajudar o atleta a sair da rotina e trazer um resultado satisfatório é o Fartlek. Criado na década de 1930, pelo treinador sueco Gösta Holmér, esse exercício é utilizado até hoje pelas suas vantagens. O nome é oriundo de duas palavras suecas: “fartlöpning”, que significa correr, e “lek”, jogo/brincadeira, ou seja, jogo/brincadeira de correr.

O Fartlek nada mais é que um treino de velocidade em uma corrida contínua, agindo com variações de ritmo, ou seja, ora você corre mais rápido, ora você corre mais lento, maximizando a velocidade, o condicionamento, a força e o desempenho. O que seria um treinamento pesado, pode se tornar descontraído e menos fatigante.

Variações de terreno para fartlek

No treino de fartlek, o corredor pode variar o terreno que quiser: asfalto, trilhas, areia, escadas, etc. É importante incluir subidas, descidas e terrenos com grau de dificuldade maior, pois neste caso, você conseguirá trabalhar alguns princípios da corrida. Quanto mais variedade do exercício, mais divertida e proveitosa ela será.

Variações do Fartlek

Fartlek Original: O corredor define o ritmo e distância que vai correr de acordo com a sua capacidade física. O percurso pode (e deve!) haver variações de terreno, como areia, grama, subida e descida, entre outros.

Fartlek Dirigido: Nesse treino, a distância e o ritmo da corrida são orientados e controlados pelo treinador. É ele quem dita a sua intensidade e as alternâncias das distâncias durante a corrida.

Fartlek Especial: Combinação da corrida com diferentes distâncias e ritmos com exercícios educativos. Esse treino deve ser pré-estabelecidos pelo professor.

Fartlek Líder: Exercício realizado em grupo do mesmo nível de condicionamento. Em cada etapa, um corredor vira o líder, determinando a velocidade e o terreno que irão correr. É necessário que seja estabelecida a distância e a duração do treino.

o que é fartlek

Vantagens do Farlek

São inúmeras as vantagens do Fartlek, melhora a capacidade aeróbia e anaeróbia em um mesmo treino, e ajuda o corredor a desenvolver a capacidade de mudar de ritmo, aumentar a resistência muscular, fazendo tudo isso de uma forma não entediante, pois muda o tempo todo, além de trabalhar diversas musculaturas que não seriam trabalhadas pelo fato da mudança de terreno.

O fartlek é um treino de intensidade que pode vir a exigir muito do corredor, em tal grau como o treino intervalado (tiros). Por isso, não exagere! Escute sempre o seu corpo e o seu técnico. Se o cansaço aparecer durante a execução diminua a intensidade, e corra mais leve. Lembre-se que esse tipo de treino deve ser prazeroso, mesmo que seja desgastante fisicamente; mentalmente ele deve ser agradável. A nossa sugestão é que você saia da rotina de vez em quando (se tiver dúvidas, converse com seu treinador), buscando trajetos diferentes, variando intensidades e terrenos. Isso fará bem para seu corpo e para a sua mente.

Se você gostou da dica, venha treinar com a gente e compartilhe esse artigo nas redes sociais para que mais pessoas fiquem sabendo dessa modalidade!

Deixe uma resposta