Maratona do Rio 2018

Maratona do Rio 2018

O Rio de Janeiro vai elevar ainda mais a sua temperatura no final de semana de feriado de Corpus Christi, dias 2 e 3 de junho. Tudo porque acontecerá a Maratona do Rio 2018, a corrida mais esperada pelos maratonistas brasileiros. São aproximadamente 38 mil pessoas correndo pela orla da Cidade Maravilhosa.

O evento envolve as distâncias de 42km (domingo), 21km, 10km e 6km (Family Run), uma prova infantil (sábado) e, para aqueles que precisam de um estímulo, o Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km) – que acontecerá pela primeira vez na Maratona do Rio -, está aí para testar os limites dos corredores apaixonados.

Percurso de olho na paisagem

Mesmo com a concentração, é impossível não reparar um pouquinho que seja na paisagem do Rio. O local da largada dos 42km será no Recreio dos Bandeirantes (zona oeste) e chegada no Aterro do Flamengo (zona sul), com percurso contínuo, percorrendo a orla carioca com vistas para as belezas naturais, os famosos bairros e todos os outros encantos que o Rio de Janeiro tem a oferecer.

maratona do Rio - mapa do percurso 2018
Mapa do percurso – Maratona do Rio

Em todos os anos, o clima é sensacional e o carioca abraçou a prova de uma maneira acolhedora, que faz deste momento muito especial para qualquer corredor que recebe o incentivo do público durante toda a prova.

Números da Maratona do Rio

Quanto a estrutura, não há o que reclamar. Para se ter uma ideia da imensidão de itens, serão distribuídos nos dois dias de evento mais de 550 mil copos de água, 38 mil pacotes de biscoito, 100 mil saches de isotônicos e 210 mil frutas. Tem ainda a Expo Rio Run, um ponto de encontro para a retirada dos kits, exposição de marcas e produtos do segmento running e uma programação de palestras para os visitantes. São aguardadas mais de 40 mil pessoas.

maratona do rio
Corredores na Maratona do Rio

Considerada uma das provas mais belas do mundo, a edição de 2018 receberá corredores de mais de 50 países e pessoas de todos os estados brasileiros, 24% dos corredores brasileiros são paulistas, dentre os quais estão alguns integrantes da equipe Masella (êêêê!!!). Os corredores que vêm de fora do país para disputar a Maratona do Rio, são mais de 42% e estão nos 42km. Os nossos vizinhos, Hermanos lideram o topo do ranking entre os maratonistas internacionais.

Quando tudo começou

Muito antes de se tornar, ao lado da Maratona de São Paulo (veja mais sobre esta prova), uma das principais maratonas realizadas no Brasil, a Maratona do Rio teve como precursora a corredora Eleonora Mendonça (primeira brasileira a correr uma maratona Olímpica, em 1984, inclusive), que através de sua empresa, Printer, já organizava algumas corridas de rua de menores distâncias. A primeira corrida aconteceu em 1979, e contou com cerca de 120 atletas concluintes. O percurso começava e terminava na pista de atletismo da Escola de Educação Física do Exército, no bairro da Urca.

O que poderia ter dado certo, alguns problemas estruturais na prova começaram a aparecer, como aferição errada, congestionamentos nos postos de água e ausência de fiscais de percurso em alguns pontos chaves. Aproveitando-se disso, o jornalista esportivo, José Werneck convenceu o grupo de comunicação do qual fazia parte, que desse suporte financeiro para a organização de uma maratona no Rio de Janeiro que tivesse padrão internacional. Então, em 1980, com o apoio do Jornal do Brasil e de outros colaboradores, criou a segunda maratona denominada de Maratona Atlântica Boavista-Jornal do Brasil, o que mais tarde se tornaria Maratona do Rio.

Devido à forte cobertura da imprensa, a prova se tornou um grande sucesso popular logo em seus primeiros anos, levando milhares de pessoas às ruas da cidade. Com o passar dos anos e o desinteresse de grandes empresas em patrocinar a prova, a Maratona perdeu popularidade. Até que, em 1992, não foi realizada, tornando-se uma prova instável até 2003, quando passou a ter o formato atual e voltar a crescer ano a ano.

Se você estiver no Rio de Janeiro nos dias 2 e 3 de junho, vá para algum ponto da prova e apoie os corredores, sua torcida será de extrema importância! E se quiser correr na Cidade Maravilhosa em 2019, entre em contato e vem treinar com a gente,

Imagens: divulgação

Deixe uma resposta