Maratona de Barcelona

Maratona de Barcelona

No último domingo, dia 11, a cidade catalã de Barcelona, na Espanha, concedeu suas ruas e seus pontos turísticos mais expressivos para milhares de maratonistas, entre profissionais e amadores, participarem da 40ª edição da Maratona de Barcelona, a Marató Barcelona.

A corrida contou com mais de 17 mil participantes do mundo todo, entre eles o casal Deborah e Denis Alves, atletas Masella. Denis, que traz em seu currículo a sua 18º maratona e duas ultras-maratonas de 75 km, contou um pouco sobre a prova.

“Já participei da Maratona de Nova York, de Berlim, duas vezes na Maratona de Buenos Aires, do desafio do Dunga, na Disneyworld, no Chile e agora de Barcelona. Mas o melhor de tudo nesta prova, além de superar uma lesão e chegar até aqui para encarar a Maratona, foi poder presenciar e participar da primeira Maratona de minha esposa. Todo o desgaste da prova fez valer a pena. Estou muito feliz e realizado.”, comentou Denis, que apesar da lesão ter lhe afastado por três semanas dos treinos conseguiu completar a prova.

mararona de barcelona

Maratona de Barcelona começou às 08:30, horário local (04:30 no horário de Brasília) e teve a largada na Av. Reina Maria Cristina, em frente ao Palau de Montjuic, seguindo até a Plaza Espanya, um dos monumentos mais famosos da cidade. De lá, muitos outros marcos históricos da cidade fizeram parte do percurso que mais parecia um roteiro de viagem, passando pelo Camp Nou (estádio do Barcelona Futebol Clube), La Pedreira, a magnífica Igreja da Sagrada Família (construída pelo arquiteto Antoni Gaudí), Torre Agbar, Parc de la Ciutadella, Arco do Triunfo, Plaza da Catalunya, Monumento de Cristóvão Colombo e por fim, Plaza Espanya, mesmo local da largada.

“A prova tinha muitas subidas e também descidas, o que fez ser ainda mais desafiadora. A temperatura local estava excelente, propício para uma Maratona.”, disse Denis.

mararona de barcelona

Se em cada quilometro era possível se deparar com os mais incríveis monumentos catalães e com a vibração dos moradores local, familiares dos corredores ou visitantes impulsionando os maratonistas, a estrutura do evento não deixou a desejar e cumpriu seu papel oferecendo suporte a todos os participantes. Postos de hidratação com água, isotônicos, frutas, géis de carboidrato e banheiros químicos foram posicionados por todo o trajeto da prova. Estiveram de prontidão ao longo da corrida para atendimento médico, nove pontos de ambulâncias e 10 locais de apoio com fisioterapeutas, caso fosse necessário.

Se durante a prova a adrenalina vai ao mais alto nível de elevação, para acalmar e tirar um pouco a tensão dos atletas, dois dias antes da corrida acontecer, os maratonistas puderam visitar a Expo Sports, um espaço gigantesco de 16 mil m² onde são retirados os kits e conferir (e comprar, por que não?) as mais de 150 marcas de produtos exclusivos para corrida de rua, trilhas, ciclismo e natação. Além disso, a tradicional Pasta Party, uma bela macarronada para dar energia aos participantes da maratona foi servida no sábado que precedeu a corrida.

Os vencedores da Maratona de Barcelona 2018 foram o queniano Maritim Antony, com 02:08:08, sua melhor marca pessoal, e sua compatriota Chebitok Ruth, de 26 anos em sua primeira maratona em Barcelona, com 02:25:49, nas categorias masculina e feminina, respectivamente.

Quer fazer parte da Masella e treinar para qualquer competição de rua? Vem falar com a gente e prepare-se para percorrer o mundo da maneira que você mais gosta: correndo.

Deixe uma resposta