Frequência semanal de treinos de corrida

Frequência semanal de treinos de corrida

A frequência semanal de treinos de corrida é uma dúvida de todos que estão começando a correr. Será que é melhor correr todos os dias para alcançar a melhor performance? Tem uma regularidade certa? A frequência correta depende muito do seu objetivo, da disponibilidade de tempo e do nível de condicionamento físico que você está.

Para os iniciantes na corrida, independentemente do seu nível, estabeleça de duas a três vezes por semana de treinos consistentes, com essa periodização você já conseguirá ver resultados.

NÃO TREINE DEMASIADAMENTE

Normalmente, um iniciante não tem bagagem física para aguentar uma frequência semanal de treinos de corrida mais alta. Se incluir mais dias de treino não renderá e não será como foi planejado para você. Então, por isso, é preferível treinar menos e com qualidade. Além disso, o risco de se lesionar pelo impacto causado pela falta de aptidão física (e não pela atividade em si) é muito grande. Esse é um dos erros que muitos iniciantes cometem.

Pessoas que têm a corrida como uma atividade física cotidiana e desejam participar de provas, devem dar uma atenção especial para a frequência. Para competições com distâncias de 5k, 10k ou 21k, reserve pelo menos três vezes por semana. Mas lembre-se de que esses treinos precisam ser de qualidade. Já para quem quer partir para uma maratona, o ideal é quatro vezes, mas tem muitos que chegam a treinar até seis vezes por semana. Para ter uma sessão bem-sucedida é sempre melhor conversar com o seu treinador para adequar um plano de treinamento que atinja os seus objetivos.

EVOLUÇÃO DE FREQUÊNCIA SEMANAL DE TREINOS DE CORRIDA

Por mais que a sua vontade seja imensa, não é prudente saltar de três vezes na semana para seis, rapidamente. O aumento de volume semanal de corrida está diretamente relacionado ao desempenho, mas não pode ser a qualquer custo e o sobretreinamento pode ter um impacto negativo para a sua vida de corredor. A evolução de frequência semanal de treinos de corrida tem que ser de maneira gradativa. Se você treina três vezes, passe para quatro fazendo um treino fácil de 30 minutos. Se quiser aumentar o tempo do treino, aumente para 40 minutos e após algumas semanas, acrescente um dia de treino.

Frequência semanal de treinos de corrida

O melhor é aprender a entender o seu corpo com base na sua própria percepção de esforço e treinar dentro dos seus limites em exceder a quantidade. Bons treinos.

Quer começar a correr ou melhorar na corrida? Vem fazer parte da nossa equipe. Clique aqui e fale com a gente.

Imagens: Freepik; Google

Deixe uma resposta