Fortalecer é preciso!

Fortalecer é preciso!

É comum os corredores virarem a cara quando escutam que precisam fortalecer os músculos, seja porque acham maçante os treinos tradicionais de musculação, por não se identificarem com o ambiente das academia ou então por ter que assumir mais um custo.

Gostaríamos de falar o contrário, mas infelizmente se você corre e não faz nenhum fortalecimento muscular, mais cedo ou mais tarde, correrá o risco de pagar o preço por essa escolha.

Veja porque o fortalecimento é tão importantes para nós corredores:

RESPOSTA RÁPIDAS

Durante a maior parte da corrida movimentamos os mesmos grupos musculares, deixando-nos despreparados para uma movimentação que exija uma resposta rápida e precisa dos demais músculos. Exemplos que podem acontecer durante os treinos: mudar de direção abruptamente para desviar de algo, dar um salto, subir ou descer a calçada, correr em percurso acidentado. Essas situações podem acarretar acidentes (e lesões), caso sua musculatura não esteja preparada e fortalecida para responder. Deixar você pronto para qualquer eventualidade é um dos dos principais benefícios do fortalecimento muscular.

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CT MASELLA – TREINOS DE FORTALECIMENTO ESPECÍFICOS PARA CORRIDA

PREVENÇÃO LESÕES

Muitas das dores comumente relatada pelos corredores (joelho, quadril e tornozelo são alguns exemplos) seriam evitadas com um simples fortalecimento muscular adequado. O pior é que essas dores muitas vezes agravam-se e viram lesão, e você não quer parar de correr por estar machucado, certo? Incluir o fortalecimento muscular em sua rotina irá diminuir drasticamente a chance de passar por uma situação dessa.

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MELHORA POSTURA

Muitos corredores se preocupam, demasiadamente até, com sua postura enquanto correm. Fazem diversos educativos e em vários dias da semana, porém a postura continua a mesma ou muda pouquíssimo. Isso acontece porque o que sustenta uma boa postura na corrida são os músculos. Por exemplo, de nada adianta fazer educativos para “aprender” a subir mais o joelho na corrida, se o seu corpo não tem força para realizar esse movimento durante os 5K, 10K, etc. Outro exemplo é a postura do tronco: repare na parte final de uma prova e verá muitos corredores com os ombros caídos a frente, porque a musculatura da cintura escapular já “foi para o espaço”. Por isso, se você quer melhorar sua postura, empenhe-se em ficar forte.

GANHO DE PERFORMANCE

Uma musculatura fraca pode não responder adequadamente ao desgaste natural de uma corrida, causando fadiga precoce e queda da performance. Já músculos preparados lhe darão força e potência, refletindo no seu desempenho durante uma prova (e também nos treinos) e levando-o(a) à melhores resultados.

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TREINÃO ESPECIAL EM NOSSO CT – 02/2020

Agora que ficou claro a importância, vamos lhe ajudar a por esse corpo para trabalhar e ficar forte.

FAÇA EM CASA

Iremos contornar todos os fatores que lhe desmotiva a começar um treino de fortalecimento, já que ele não precisa ser um martírio. Dá pra resolver treinando até em casa, duas vezes por semana e por apenas 40 minutos.

Abaixo preparamos um modelo de treino para corredores, possível de realizar em qualquer espaço:

1. Polichinelo: 1′ (aquecimento)

2. Agachamento Livre:  3x 10-15 repetições

3. Prancha Ventral: 3x 30”

4. Afundo: 3x 10-15 repetições

5. Prancha Lateral: 3x 20″- 30″

6. Elevação Pélvica: 3x 10-15 repetições

7. Avião Isométrico: 3x 30” 

8. Panturrilhas Unilateral em Pé: 3x 10-15 repetições

9. Tibial Sentado: 3x 10-15 repetições

LEGENDAS:

‘ = minuto

” = segundos

Se ficar muito leve para você, sugerimos intensificar os exercícios utilizando pesos, ao invés de aumentar as repetições.

Nessa playlist em nosso canal do YouTube você encontrar a maioria do exercícios em vídeo explicativos.

Esperamos que esse texto tenha ajudado e você comece já seus treinos de fortalecimento., eles irão ajudar muito em sua evolução na corrida. Lembrando que aqui na MASELLA temos o nosso CT Masella, um espaço dedicado exclusivamente a treinos de fortalecimento para corredores, e oferecemos também aulas online de treinos de força. 

Se precisar de algum apoio, clique aqui e entre em contato com a gente, será um prazer ajudar.

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