A falta de resultados na corrida é mais comum do que pensamos, gera um grande desânimo e é o motivo pelo qual muitos abandonam a prática de exercícios. Alguns até alcançam bons resultados no começo, mas depois não conseguem ir além e ficam estagnados.
Isso já aconteceu com você?
Vamos falar dos principais motivos que comprometem os resultados, para você ajustar seu treinamento e conquistar todos objetivos dentro da corrida. Bora lá?

FALTA DE FREQUÊNCIA
Para evoluir precisamos manter uma frequência constante, não tem mágica. Uma vez ou outra acontece de perdermos um treino, mas isso deve ser a exceção, não a regra. Para ajudar a manter essa constância é importante o corredor desenvolver autonomia e saber adaptar sua semana, quando acontecer de perder alguma sessão de treino.
FUJA DA ZONA DE CONFORTO
Os treinos precisam acompanhar o seu ritmo e evoluir progressivamente. Se você não modificar o tipo de treino e aumentar a dificuldade de tempos em tempos, o seu corpo se acostuma e não produz mais as adaptações necessárias para sua evolução. Não adianta correr sempre as mesmas distância e no mesmo ritmo, o ideal é mesclar treinos longos e curtos, com intensidades fracas e fortes.
TREINOS GENÉRICOS
O treino baixado da internet ou copiado do amigo muitas vezes é melhor do que apenas sair correndo por aí. Mas cuidado…
Todo corredor, amador ou profissional, tem suas particularidades comportamentais e individualidades biológicas. Esse conjunto de diferenças faz com que cada treino tenha um efeito diferente para cada praticante. Muitas vezes o treino que você está fazendo igual ao influenciador X ou ao seu amigo pode não ser a melhor forma para seu alcançar seus resultados.

FALTA DE ORIENTAÇÃO
Poucos esporte são tão acessíveis quanto a corrida. Para começar a correr, só é preciso um par de tênis, e vontade. Entretanto, correr sem orientação de um profissional da educação física pode fazer com que você cometa muitos erros, especialmente na hora de definir sua programação e progressão de treinos. Uma assessoria esportiva criará um planejamento completo e personalizado, de acordo com sua condição física, disponibilidade e objetivos. Com isso você irá evoluir mais rápido e alcançará suas metas de forma mais segura.
PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA
Por último é importante ter em mente que precisamos de tempo para melhorar nossa condição física. Não confunda estagnação de desempenho com o processo natural de desenvolvimento da performance, que não é rápido. E saiba que quanto mais avançado for, mais demorado será cada degrau de sua evolução – isso é um princípio do treinamento físico: “Quanto mais treinado você for, menos treinável você é!”
Esperamos contribuir na sua evolução, que não é fácil, com essas dicas. E se quiser dar um “gás” em seus treinos, clique aqui e entre em contato com a gente, será um prazer ajudar.
Bons treinos!