Exercícios: importante para a saúde física e mental!

Exercícios: importante para a saúde física e mental!

Todo mundo sabe o quanto praticar esportes é importante para a saúde do corpo. Mas você sabia que a prática de esportes também é uma forma de melhorar a sua saúde mental?

Não é novidade para ninguém que as pessoas estão cada vez mais estressadas e preocupadas com o futuro. Claro que existem muitas formas de você controlar suas emoções, porém, poucas são tão saudáveis quanto o hábito de realizar atividades físicas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura. Vamos te explicar tudo sobre o assunto.

Qual a relação entre atividade física e saúde mental?

Como já falamos, é muito comum que a atividade física esteja relacionada a saúde do corpo.

Mas é muito importante falar sobre saúde mental, já que as suas emoções interferem na sua vida, seja positivamente ou negativamente.

Para você entender melhor sobre o assunto, vamos te fazer três perguntas:

– Você sente cansaço mental?

– Alguma vez, já sentiu muita vontade de se exercitar para esquecer os problemas?

– Sentiu-se sozinho(a) e com pensamento negativos?

Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, significa que a atividade física pode fazer você se sentir mais feliz e motivado.

O sedentarismo pode trazer diversos malefícios para a saúde do seu corpo. Entretanto, ele também pode prejudicar a saúde da sua mente. Aliás, você sabia que o sedentarismo em excesso pode levar as pessoas à depressão?

Ficar muito tempo na mesma posição, sem se mexer, vai fazer com que você se sinta mais cansado e até mesmo comece a sofrer com dores nas costas e em outras partes do corpo.

É nesse momento que o seu organismo começa a sentir vontade se mexer. 

Na verdade, essa vontade repentina que você sente de se exercitar depois de ficar muito tempo na mesma posição, pode estar surgindo através de um comando no cérebro, para que você consiga reequilibrar o nível de alguns hormônios, como a serotonina.

E esse é um dos motivos pelo qual a atividade física faz com que você se sinta melhor e com muito mais disposição.

Os principais benefícios das atividades físicas para a saúde mental.

Veja como a prática de esportes pode te ajudar com a sua saúde mental, confira a lista que preparamos para você:

Melhora do humor

Você tem a tendência de se sentir estressado e irritado com frequência? Acredita que o mau humor está prejudicando seu relacionamento com os colegas de trabalho e familiares?

Então está na hora de praticar mais esportes. As atividades físicas liberam substâncias químicas que fazem você se sentir mais relaxado e tranquilo.

Melhora do sono

Não há dúvidas de que os esportes ajudam as pessoas a dormirem melhor.

Quem pratica atividades físicas com mais frequência, consegue pegar no sono mais rápido e, principalmente, com mais qualidade. E é comprovado que noites mal dormidas aumentam a irritabilidade, deixando-nos mais estressados.

Diminui a ansiedade

A prática de esportes estimula a produção de algumas substâncias que melhoram o bom humor e aumentam a sensação de bem-estar, como a serotonina.

Dessa forma, pessoas que praticam esportes, estão menos propensas a se sentirem ansiosas ou estressadas.

Além disso, alguns esportes que promovem a interação social, como as corridas em grupo, fazem com que você melhore o seu relacionamento com as pessoas e pense menos em coisas negativas.

Melhora da concentração

Os esportes físicos trazem benefícios até mesmo para a sua memória, por mais incrível que pareça. Se você tem dificuldades em se concentrar nas suas atividades profissionais, experimente praticar mais atividades físicas.

Blog Corpo

Qual a relação entre atividade física para a saúde física?

Você pode comer bem, ter hábitos de vida saudáveis e evitar situações estressantes. Mas se você realmente quer se tornar uma pessoa com mais disposição e ter muito mais qualidade de vida, está na hora de se exercitar mais.

Sem dúvidas, a prática de esportes te ajuda a ter um corpo mais definido e faz com que você consiga manter o seu peso. Entretanto, o que realmente está em jogo é a sua saúde. Por isso é necessário que você adquira o hábito de se exercitar um pouco todos os dias.

Uma pessoa fisicamente saudável tem bem menos chances de sofrer de doenças cardiovasculares, por exemplo. Além disso, ao se exercitar, você vai se tornar uma pessoa com muito mais energia e disposição.

Para você conseguir praticar atividades físicas sem se cansar rapidamente, é importante melhorar alguns outros hábitos da sua vida.

Por exemplo, pessoas que fumam têm menos disposição na hora de praticar esportes, já que devido ao enfraquecimento do pulmão, elas sentem mais dificuldade para respirar durante os exercícios.

O álcool também é inimigo das pessoas que querem ter uma vida mais saudável.

Não se esqueça também de mudar a sua alimentação. Isso não significa que você precisa deixar de comer tudo o que gosta, mas é fundamental que comece a ingerir mais proteínas, gorduras saudáveis e alimentos ricos em vitaminas.

Blog Corpo

Benefícios dos esportes para a saúde física.

Desde pequeno, você provavelmente escuta as pessoas falando o quanto os esportes fazem bem para a saúde, não é mesmo? Tudo o que você ouviu falar é verdade. Veja como as atividades físicas podem melhorar a sua saúde física:

Controle do peso

A alimentação é importante, mas para quem quer emagrecer ou manter o peso, praticar esportes vai ajudar muito!

Atividades físicas ajudam a queimar calorias e te motivam a alimentar-se melhor. A soma desses fatores faz com que o processo de emagrecimento seja muito mais tranquilo.

Aumenta a resistência física

Uma das formas de fortalecer a musculatura é através da prática de esportes. Pessoas que se movimentam sentem-se menos cansadas do que as pessoas com hábitos de vida mais sedentários.

Além disso, você vai ter muito mais fôlego e o seu coração vai começar a bombear mais sangue, o que faz com que você fique menos propenso a sofrer de doenças do coração.

A atividade física é uma grande aliada das pessoas que procuram mais qualidade de vida e querem melhorar a saúde, se você ainda não faz, te incentivamos a começar o quanto antes!

Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer ajudar!

Bons treinos e até a próxima!

Deixe uma resposta