Evitando o Sobrepeso!

Evitando o Sobrepeso!

Sabia que o sobrepeso e a obesidade são definidos como doenças?

Pois é, são consideradas como o mal do século, pois acarretam outros sérios problemas de saúde. Definimos o sobrepeso quando ao longo do tempo o corpo ingere mais calorias do que gasta. A explicação é simples, mas na prática é muito mais complexo e, diferente do que muitos acreditam, não é somente um problema de força de vontade ou de autocontrole. Em geral são causadas por uma combinação de fatores, como comer em excesso, falta de exercícios e fatores hormonais.

Para evita-los não acredite em pílulas mágicas ou dietas da moda, que prometem resultados rápidos e milagrosos. Muitos já passaram por isso e uma coisa é certa: o resultado não é duradouro.

Aqui vão seis dicas para te ajudar a prevenir o sobrepeso:

ALIMENTAÇÃO CORRETA

A maioria das pessoas pensa apenas na quantidade dos alimentos que ingerem, mas é preciso pensar na qualidade deles também. Uma alimentação equilibrada deve ser bem variada, com carboidratos, legumes, hortaliças e proteínas.

EVITE INDUSTRIALIZADOS

A maioria dos alimentos que estão nas prateleiras dos mercados passou por alguma transformação química e muitos vêm acompanhados de alto teor de sódio, conservantes, gorduras ou açúcares, que favorecem o sobrepeso.

Blog Corpo

NÃO SE SABOTE

Evite os pensamentos sabotadores, como: “Só hoje não tem problema”, “Eu mereço só mais este chocolate”, “Já treinei, posso comer mais”, “Segunda-feira eu começo, hoje vou aproveitar”. São a soma de vários deslizes que te deixarão cada vez mais longe dos seus objetivos

AUTO MONITORAMENTO

Sabemos que subir na balança é mentalmente difícil, mas é importante checar como está seu peso ao menos uma vez por mês. Avaliar-se em frente ao espelho também conta, e muito. O importante é achar alguma forma de manter o controle de seu corpo, porque muitas pessoas ganham peso aos poucos e quando se dão conta, estão em quadro de obesidade. Faça uma conta simples: se você ganhar 100 gramas por semana, ao final de um ano estará 2,6kgs mais pesado, e em cinco anos serão 13kgs. Para um adulto de 80kgs, isso equivale a 16% de aumento em seu peso, é muita coisa!

Blog Corpo

ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL

Busque estar bem consigo mesmo, tendo em mente que saúde não diz respeito apenas à parte física e as mudanças muitas vêm de dentro para fora. Por isso um acompanhamento multidisciplinar, com profissionais nutricionistas, educadores físicos e, muitas vezes, médicos e até psicólogos, pode ser um grande aliado contra sobrepeso. 

EXERCITE-SE

Por último, mas não menos importante, mantenha a regularidade dos exercícios físicos. A atividade física auxilia na queima de calorias e, principalmente, ajuda muito na adoção e manutenção de hábitos alimentares saudáveis e mudanças de comportamentos nocivos à saúde. Tenha claro que os benefícios virão com a continuidade e consistência, então dê a preferência por treinar várias vezes na semana, mesmo que por períodos curtos, ao invés de treinar várias horas apenas no final de semana.

Blog Corpo

Aqui na MASELLA trabalhamos em conjunto com nossa nutri Fernanda para oferecer um serviço completo e de qualidade, ajudando você a ficar e permanecer saudável.

Se precisar de algum apoio, clique aqui e entre em contato com a gente, será um prazer ajudar.

Bons treinos!

Deixe uma resposta