Dor durante a corrida

Dor durante a corrida

Sentir dor durante a corrida é normal? Como lidar com isso?

Geralmente, corredores sentem dores na panturrilha, na canela, no joelho, no quadril ou no tornozelo, e em certos casos é normal tê-las. Já em outros, não! O caso que indicamos esta normalidade é quando está começando no esporte, pois existe certo desconforto muscular ou articular, já que o corpo está se adaptando ao novo estímulo, coisa que você não fazia. Isso acontece em qualquer esporte, pois, de alguma maneira, não estava habituado a tantos movimentos e exercícios direcionado a modalidade. Por isso, não há motivos para entrar em pânico e sair dizendo por aí que a corrida causa dores e desiste logo ao primeiro sinal de dor. 😉

+Veja Mais
Frequência semanal de treinos de corrida

Agora, se você é um corredor que corre há muito tempo e sente dores quando está treinando, pode ser que você esteja com alguma lesão, como pode ser também que você esteja apenas com dores musculares por ter feito um estímulo diferente no seu treino, correu em uma intensidade que não estava acostumado ou ainda um fator externo que tenha demandado esforço físico gerando a dor.

COMO SABER SE ESSA DOR É NORMAL E SE VAI PASSAR?

Comece a prestar atenção sobre a dor e responda a essas perguntas:

  • O desconforto diminui conforme o decorrer dos dias?
  • O desconforto continua o mesmo quando estou correndo e persiste por dias?

Se na primeira pergunta a sua resposta for sim, continue correndo porque são apenas dores de adaptação e a corrida não vai fazer mal, muitas vezes até ajuda a cessar o incômodo com treinos contínuos.

Entretanto, se na segunda pergunta a sua resposta for sim, o ideal é você procurar uma orientação de profissionais especializados, como fisioterapeuta ou ortopedista. Ter lesões é sério, por menor que ela seja, e não cuidar pode se tornar um grande problema. É melhor você perder algumas semanas de treino a perder meses para a recuperação, porque não foi tratada logo quando diagnosticada.

+Veja Mais
Descanso é importante para o treino de corrida

Fique ligado nos sinais do seu corpo e converse com o seu treinador. Bons treinos.

Quer saber mais sobre treinamento de corrida, vem falar conosco.

.

.

Deixe uma resposta