Diminua o ritmo da corrida no final de ano

Diminua o ritmo da corrida no final de ano

Férias, festas de confraternização e final de ano chegando. Nesta época, pelo fato de tantos compromissos e tentações, a motivação e o hábito de treinos tendem a descer ladeira abaixo. Isso é normal entre os corredores devido ao cansaço físico e mental acumulado ao longo do ano. Mas para não perder tudo aquilo que você já conquistou, diminua o ritmo da corrida no final de ano e não precise parar de uma vez.

Quando estamos neste período, a bateria acaba e a cabeça o que mais quer é descansar. Por mais que, fisicamente, você esteja preparado para cumprir com a sua planilha de treinamento se a cabeça não estiver em sintonia, você não consegue entregar. Portanto, não se cobre por isso e não queira puxar demais o treino que você não vai aguentar. Então o momento agora é de diminuir o ritmo de treino, reduzir essa tensão e aliviar a exaustão mental para depois retomar de maneira firme.

Treinos de corrida no final do ano

A nossa recomendação é de “tirar o pé”. Quando a gente usa essa expressão, não é para parar completamente de treinar. É diminuir o volume e a intensidade. É um momento de rodagem bem leve, sem preocupação com o pace e performance. E não precisa se preocupar com a perda de condicionamento físico, a curto prazo o seu não sofrerá abalo algum.

+Veja Mais: Outras atividades físicas ajudam a melhorar a corrida?

Por que é importante diminuir o ritmo de corrida no final de ano?

Caso você tente manter o nível do seu treinamento e a sua mente não está te acompanhando, as chances de lesão são grandes, porque você vai fazer muito mais força para entregar um treino que não era para ser tão difícil. Você vai exigir bastante do seu corpo e mesmo que não se machuque fisicamente pode gerar uma frustração que em um pior cenário te faz enjoar da atividade e abandonar a corrida.

É melhor rodar leve por quatro a seis semanas e isso não vai mudar em nada. Passado esse período e voltar aos seus treinos de intensidade, daí em diante é só evolução.

Mas se por acaso a preguiça aparecer, aqui estão algumas dicas para você não perder o embalo nos treinos nesses dias e começar 2021 com força total.

  1. Coloque no papel todos os seus objetivos, metas e desafios a serem enfrentados para o próximo ano, e justifique para si mesmo o porquê deseja alcançá-lo. Deixe seu planejamento sempre à vista, assim poderá visualizar e lembrar-se diariamente da sua meta.
  2. Se você ainda faz treinos por conta própria, saiba que a melhor maneira de atingir os resultados é ser supervisionado por um treinador. Aqui na Masella Assessoria estão os melhores, vem conferir.
  3. O nosso corpo sempre quer nos boicotar, por isso, um dia antes do seu treino, faça um planejamento do que precisará para que ele aconteça: defina o horário que sairá para treinar, local e percurso que irá realizar, além de roupas e acessórios que vai utilizar. Deixe tudo arrumado para o dia seguinte só cair na pista.
  4. Se não quer colocar a cara na rua, opte por correr na esteira. Desta maneira, evita o desgaste do deslocamento. O importante é correr!
  5. Não se prenda a quebra de tempo. A ideia é manter o condicionamento físico e o foco. Relaxe e cumpra a sua planilha sem muita neura.

Lembre-se sempre que a corrida é um processo, não é algo que você faz em uma semana e ganha o todo. 

Gostou da dica? Aprendeu mais essa? Se você tem outras dúvidas, entre em contato conosco e bons treinos.

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