Como melhorar seu desempenho na corrida!
Como melhorar seu desempenho na corrida

Como melhorar seu desempenho na corrida!

Correr é uma das atividades físicas mais gostosas de praticar, especialmente se você já tem um certo nível de experiência ou, pelo menos, disposição suficiente.

Se você é um atleta iniciante, deve começar aos poucos e respeitar os seus limites. Com o tempo, você ganha experiência e terá muito mais fôlego na hora de correr.

Entretanto, se você começou a correr há um bom tempo e, mesmo assim, cansa com facilidade, está na hora de encontrar formas de aumentar sua resistência e melhorar o desempenho.

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura.

Corra com mais frequência

Blog Corpo
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Você provavelmente conhece alguém que pratica uma atividade física por várias horas durante um dia e depois disso, fica semanas sem se exercitar, não é mesmo?

Esse hábito não traz benefícios. Primeiro, porque se você praticar qualquer tipo de esporte por várias horas seguidas, pode sofrer algum tipo de lesão. Segundo, porque o que realmente importa nesse caso, é a frequência com que você pratica esportes.

O que deve ser feito é simples: corra pelo menos 3 vezes por semana. 

O máximo que você consegue correr por dia é 30 minutos? Tudo bem. Não há problema algum. Respeite os limites do seu corpo e mantenha a disciplina, para que no futuro, você consiga correr por mais tempo.

Respeite os seus limites

Qual o motivo pelo qual você começou a correr? Você quer perder peso, melhorar o sono ou aumentar a circulação sanguínea?

Seja qual for o motivo, é importante saber que você precisa respeitar os limites do seu corpo.

O que vai fazer com que você alcance o seu objetivo, não é a velocidade da corrida, mas a frequência. Isso significa que não adianta correr várias horas em um dia, se você fica uma semana sem se exercitar.

Esse hábito só vai fazer com que você se canse mais facilmente. Se você estiver correndo em um ritmo mais rápido do que o seu organismo é capaz de aguentar, vai ser difícil se manter motivado.

Caso esteja bem no começo, tenha paciência com você mesmo. Se por enquanto, você só consegue correr por alguns minutos e em uma velocidade mais baixa, tenha paciência.

O primeiro passo você já deu: decidiu que não quer mais ser uma pessoa sedentária, afinal, o sedentarismo causa várias doenças.

Agora, é hora de ir com calma e manter a disciplina!

A corrida vai te ajudar a alcançar seus objetivos, mas é importante você lembrar que a maioria dos benefícios são alcançados no médio e longo prazo.

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Sempre aqueça antes de começar a correr

O aquecimento prepara o corpo para a prática de exercícios. Além disso, esse hábito evita que você sofra com lesões ou outro tipo de dores depois do treino. 

Evite começar a correr sem se aquecer ou se alongar. São apenas alguns minutos que vão te ajudar a lubrificar suas articulações e possibilitar um treino com mais qualidade.

Pratique outros exercícios

Existem diversos tipos de exercícios físicos que podem ser feitos em conjunto, para te ajudar em suas metas

Você não precisa praticar uma única atividade física. Mesmo que você goste de correr, vale a pena praticar outros esportes também. Há diversos benefícios em praticar mais de uma atividade física. Por exemplo, você mexe mais o seu corpo, conhece pessoas diferentes, melhora ainda mais a sua saúde física e mental, entre outros.

Essa dica é muito valiosa principalmente se você estiver começando, pois nesse momento seu corpo não suporta o estresse de correr 4, 5 ou 6 vezes na semana. Por isso aumentar a frequência de atividades semanais com outros exercícios ajudará bastante.

Então, se você quer dar um Up no seu treino, por que não praticar esportes que ajudem a conquistar mais rápido seus objetivos?

Beba mais água

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O excesso de água pode causar problemas. Contudo, você não vai conseguir correr por muito tempo, se estiver com sede e desidratado.

Portanto, leve sempre uma garrafa de água com você. Beba antes de começar a correr, durante e obviamente, após o treino. 

Parece algo simples, mas falta de hidratação te deixa mais cansado e desmotivado. Ou seja, vai ser difícil conseguir correr por bastante tempo se você estiver com sede, não é mesmo?

Além disso, você sabia que beber água te deixa com mais energia?

Proteja os seus pulmões

Você tem o hábito de fumar?

Então, nesse caso, infelizmente, correr sempre vai ser difícil para você.

O cigarro é dos maiores inimigos do seu fôlego e da sua respiração. Ou seja, o tabagismo pode prejudicar o seu desempenho durante a prática de qualquer atividade física.

Por isso, se você decidiu que quer se tornar uma pessoa mais ativa, vai precisar largar o cigarro. Claro que é difícil conseguir parar de fumar de uma vez só, mas você vai precisar abandonar esse hábito.
E se você não fuma, ótimo! Já está na frente dos demais.

Evite bebidas alcoólicas 

O motivo é simples: o álcool influencia nas funções metabólicas do organismo, que é essencial para o desempenho físico. O metabolismo energético interfere de várias formas no organismo: absorção de carboidratos, respiração e circulação sanguínea; podendo causar até um quadro grave de desidratação.

Pode ter certeza: aquele seu amigo que apresenta um ótimo desempenho durante as práticas esportivas, teve que abrir mão de diversos hábitos não saudáveis.

E não estamos falando para você nunca mais beber, e sim para você evitar ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes do treino ou vésperas de uma prova.

Agora que você já sabe como melhorar seu desempenho, vai ter muito mais fôlego e desempenho na hora de começar a correr.

Porém, se mesmo assim, você tiver qualquer dúvida e queira saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer ajudar!

Bons treinos e até a próxima!

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