Como correr uma prova de 5K

Como correr uma prova de 5K

A busca do seu melhor na corrida é algo extremamente desafiador. A prova de 5K, por ser curta e que corremos em alta intensidade, não temos margem para falhar, principalmente quando estamos atrás de nossa melhor performance na distância. De forma simples e direta, falaremos como correr uma prova de 5K e como se portar para alcançar seu objetivo (já que corremos com o coração na boca!!), mas vale muito a pena!

PREPARAÇÃO

como-correr-uma-prova-de-5K_2

A duração de preparo para correr uma prova de 5K é de 12 a 18 semanas. Este é o período ideal para ter qualidade e arrepiar na distância.

Investir em treinos de velocidade faz toda diferença, como os treinos intervalado, intervalados curtos de 400 metros, treinos ritmados, em que você corre de 10 a 20 minutos num ritmo próximo da prova e tiros em subida, que são excelentes.

NO DIA DA PROVA

como-correr-uma-prova-de-5K

Visto que, correr uma prova de 5K requer rapidez, (lembrando que a velocidade é individual para o corredor), é preciso ter em mente a definição do pace de largada, aquecer muito bem antes da prova começar e manter o ritmo certo do início ao fim. Uma vez que você perder tempo no primeiro quilometro, nos demais você não conseguirá recuperar, por ser muito curta a distância e estar correndo no seu limite.

Vamos a um exemplo prático: você tem a meta de correr uma prova de 5K em 20 minutos, cujo pace é de 4:00 km/min. Se você correr o primeiro quilometro a 4:10/4:15 para aquecer e os Kms 2,3 e 4 em 4:00 km/min, você terá que correr o Km 5 em 3:45 km/min. Talvez para o seu esforço seja muito forte e não vai dar. E mesmo que você dilua isso ao longo dos próximos 4k, é muito difícil tirar essa diferença no último quilometro.

Cuidado com o Efeito Manada! Na empolgação você sair do seu ritmo de 4:00 km/min de pace e ir acompanhando a galera que está correndo a 3:40 km/min. São 20 segundos de diferença que neste nível é muita coisa para você que não suporta essa velocidade. Então não vá nesse efeito e faça a sua prova, senão você vai pagar lá na frente, deixando cair o seu pace e não vai atingir o seu objetivo.

como-correr-uma-prova-de-5K

Por ser uma prova veloz, e se você estiver buscando melhorar o tempo, dores e desconforto poderão aparecer durante a prova e até após. Disto não tem como fugir disso, em contrapartida é uma experiência incrível correr 5K no limite.

Se for participar de uma prova virtual de 5K com o objetivo de bater seu RP, planeje antecipadamente o percurso e saia preparado.

Ainda não teve a oportunidade de correr uma prova de 5K no seu limite, experimente! Você vai curtir muito. E se precisar de alguma ajuda no planejamento deste e outros treinamentos, conte com a Masella para ser sua assessoria de corrida.

Bons treinos e bora!

Imagens: Divulgação Google

.

.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta