Como correr mais rápido

Como correr mais rápido

Você já corre há algum tempo, segue os treinos regularmente, participa de provas, mas ainda sente que aquele tempo mais baixo esperado para a distância ainda não rolou. Fique sabendo que o desempenho na corrida é extremamente individual e que existem algumas estratégias de como correr mais rápido que vão te ajudar a ir mais longe e evoluir na corrida. 

Listamos algumas dicas para você praticar no seu dia a dia e formas de como correr mais rápido.

Frequência Semanal

A frequência semanal é importantíssima para o ganho no desempenho. O ideal é correr 3 vezes por semana, pois dessa maneira o seu corpo vai se acostumando com a atividade e a prática se tornará cada vez mais natural. Se for possível incluir mais dias, melhor, mas leve em consideração a sua disponibilidade de tempo e, principalmente, a sua aptidão física. Corredores mais experientes correm entre 4 e 6 vezes por semana. No entanto, vale frisar que, o descanso também faz parte do treino. Então, reservar, ao menos, um dia para seu corpo e mente identificarem o exercício é extremamente fundamental.

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Frequência semanal de treinos de corrida

Treinos mais intensos

Blog Corpo

Fazer treinos mais intensos, como intervalado, fartlek, ritmados e tiros em subidas são essenciais no ganho de performance. Inclua de 1 a 3 vezes na semana e de acordo com o seu nível, já que são bem exigentes e desconfortáveis. Você irá sentir desconforto muscular, cansaço cardiovascular, e em alguns casos, até náuseas após um treino intervalado muito forte. É algo natural do processo e é necessário que você se acostume com esse desconforto.

Por outro lado, se há os treinos intensos, existem os longos, os famosos longões aos finais de semana. E quando está pensando em ganhar velocidade, você deve diminuir a frequência deles, pois treinos de longa duração submetem o seu corpo ao cansaço e impossibilitam para fazer os outros treinos mais importantes da semana.

Lembre-se: sem esses estímulos intensos, dificilmente você ganhará velocidade e correr distâncias mais longas não fará de você mais veloz.

Gordura Corporal

como correr mais rápido

Este item não tem a ver com o treinamento em si, mas é necessário para a sua boa performance ter um percentual de gordura corporal mais baixo, pois quanto mais leve você estiver, mais rápido você vai correr.

Às vezes damos murro em ponta de faca, fazendo treinos intensos, mas se o peso está em excesso e o resultado não vem. Neste momento é melhor cuidar da alimentação, diminuir o peso e fazer um treino mais tranquilo, e quando estiver dentro do peso ideal, você terá uma melhor resposta na sua performance.

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Alimentação saudável, atividade física e qualidade de vida

A corrida é um processo; não tem mágica e nem atalhos. É preciso treinar com consistência. Se você definiu a quantidade de treinos na semana, seja ele qual for, você deve cumprir o seu planejamento e respeitar os processos. Vale ter paciência e persistência para correr mais rápido.

Quer um acompanhamento profissional para atingir os seu objetivo de performance? Vem falar com a nossa equipe. Até a próxima e bons treinos.

Fotos: Freepik.com

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