A Tribuna de Santos 10K

A Tribuna de Santos 10K

Foi perfeita!

Uma das provas mais tradicionais e famosas do calendário de corridas do Brasil: a 10 KM Tribuna FM-Unilus, reuniu mais de 17 mil atletas na Baixada Santista, no dia 20 de maio, e mais uma vez encheu de alegria as ruas e avenidas da cidade de Santos.

A equipe Masella esteve presente e foi uma grande festa. Muitos corredores entusiasmados, gente assistindo, incentivando, atletas batendo seu próprio recorde e o da prova, inclusive.

O tempo estava favorável, friozinho bem agradável, (já que senti-lo é uma questão psicológica, como dizem) não foi empecilho para a galera na manhã gelada. E correr com uma temperatura assim é melhor, por que não cansa tanto.

O percurso é 100% plano, com retas longas em ruas largas, tornando a corrida mais rápida e possibilitando quebra de recordes. Nesta edição de 2018, o feito foi alcançado pelo ugandês Maxwell Kortek Rotich, que em um incrível sprint final cruzou a linha de chegada em 27m22s, baixando 23 segundos a marca do queniano Edwin Kipsang Rotich, em 2013.

Além do prestígio pelo pódio, embolsou a quantia de R$ 24 mil reais e um bônus de R$ 5 mil por superar o atual recorde da prova. Mandou bem, hein?

Prédio do jornal A Tribuna. Ao fundo concentração de corredores para a largada.

Quem vê esse mar de gente e esses prêmios aos vencedores, certamente, não imagina como foi o início da prova. O lançamento do evento foi em 1986. Na época, a disputa abriu inscrição para apenas 950 corredores (hoje, são 21 mil), entretanto, 600 largaram e 447 concluíram. Com o passar dos anos, a corrida foi ganhando força, impulsionada pela divulgação no jornal A Tribuna, rádio Tri FM e TV Tribuna (afiliada à Rede Globo), criando sempre um clima de competição e de participação popular.

Nos 33 anos seguidos da 10 KM Tribuna FM-Unilus em Santos, há diversos pontos marcantes, como crescimento e o reconhecimento de estar entre as três maiores corridas de rua do Brasil – São Silvestre, 10 KM Tribuna e Maratona Pão de Açúcar de Revezamento -, a presença dos maiores nomes do atletismo nacional e internacional, participação popular e os recordes.

Corredores na 10 KM Tribuna FM-Unilus

Em 1997, Vanderlei Cordeiro de Lima, correu tão fácil que fez em 28m01s, uma marca fantástica que permaneceu como recorde por 14 anos. No mesmo ano, a jovem promessa do atletismo brasileiro, o estreante, Marilson Gomes dos Santos, já mostrou para o que veio e deixou seu nome registrado na história com o segundo lugar. Posteriormente, Marilson se tornou o grande nome da prova com seis títulos: 2003, 2005, 2006, 2009, 2010, o último conquistado em 2011, com direito a quebra de um novo recorde, 27m59s, que, até então, era ocupado por Vanderlei. Também foi a última vez que veríamos um brasileiro no pódio.

A partir daí os quenianos dominaram a competição, com seis vitórias consecutivas de 2012 a 2017 com um único recorde conquistado por Edwin Kipsang Rotich, em 2013.

Na categoria feminina, a quebra de recorde aconteceu em 2012, com Paskalia Kiproech, do Quênia, chegando a 30m57s, desbancando o favoritismo de sua compatriota Eunice Kirwa, vencedora das três edições anteriores.

Entre as mulheres brasileiras, Ednalva Lauriano, é a única com quatro vitórias, sendo três seguidas, em 2002, 2003, 2004 e 2007.

A 10 KM Tribuna FM-Unilus é assim, há três décadas reunindo atletas de elite e amadores que se tornam campeões e que superam desafios, sempre incentivando o esporte e gerando milhares de sorrisos todos os anos.

Sentiu essa energia? Quer participar da próxima edição? Então prepare-se! A 34ª estará no calendário de corridas Masella, conte conosco se precisar de ajudar!

Imagens: http://triesportes.com.br

Deixe uma resposta