A importância do carboidrato para corredores

A IMPORTÂNCIA DO CARBOIDRATO PARA OS CORREDORES

O carboidrato é a principal fonte de energia para a maioria dos atletas e deve fazer parte da alimentação diária. Tanto é que a nossa nutricionista parceira, Renata Payá recomenda a ingestão de alimentos ricos antes dos treinos e provas.

A falta ou o baixo consumo de carboidratos causa diminuição no rendimento e na performance, prejudica o sistema imunológico e pode gerar perda de massa muscular.

A alimentação pré-treino engloba não só a refeição que será feita imediatamente antes da prova ou treino, geralmente o café da manhã, mas, principalmente a refeição que é feita horas antes, como o jantar na véspera de um treino ou prova pela manhã. Daí o famoso jantar de massas, exatamente porque o atleta que busca performance é necessário fazer essa reserva de ‘combustível’, e o carboidrato faz esse papel, servindo como uma fonte de energia imediata, dando ao atleta mais disposição.

A refeição antes dos treinos e provas, o pré-treino, deve ser constituída pricipalmente de carboidratos de fácil digestão, sem fibras, como por exemplo, banana com mel ou pão com geléia de frutas.

Durante as provas longas, com duração superior a 60 minutos, o carboidrato também tem um papel fundamental para evitar a fadiga muscular e deve ser suplementado em intervalos que variam de acordo com a duração e intensidade de cada treino ou prova.

A IMPORTÂNCIA DO CARBOIDRATO PARA OS CORREDORES

Um bom exemplo de carboidrato, para ser usado durante a corrida é o gel de carboidrato, que pode ser substituído pela bananinha com açúcar ou a rapadura.

Por fim e não menos importante, é a refeição pós-treino, que tem a finalidade de repor os estoques de glicogênio que foram utilizados no treino e garantir as reservas para a próxima sessão de treinamento.

Veja a lista de alguns alimentos que são excelentes para o consumo no pré, durante e depois da corrida:

  • Uva passa
  • Mel
  • Banana
  • Batata doce
  • Pães e massas (prefira os integrais, pois possuírem mais fibras e nutrientes
  • Quinoa
  • Água de coco
  • Isotônicos

É importante ressaltar que para o melhor desempenho na corrida, é preciso manter hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada. Além disso, também é fundamental consultar especialistas no assunto.

Renata Payá – Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN-3 51.589 WhatsApp (11) 9 9555-2744
Instagram: @nutricorredora

Fotos: freepik

Deixe uma resposta