6 dicas de corrida para iniciantes!

6 dicas de corrida para iniciantes!

Você passa cada vez mais tempo sentado na cadeira do seu escritório e no sofá da sua casa, não é mesmo?

Tudo bem, trabalhar é essencial e as vezes tudo o que você quer fazer, é assistir sua série favorita.

Porém, se você se acostumou a ter um estilo de vida sedentário, cheio de hábitos prejudiciais a sua saúde, está na hora de mudar as estratégias. Que tal começar a praticar um novo esporte?

Se você já tomou essa decisão, parabéns. Saiba que a sua saúde agradece. Aliás, se o esporte que você decidiu praticar é a corrida, você está no lugar certo.

Só é preciso tomar cuidado, afinal, a frequência e intensidade dos exercícios dependem muito do nível em que você se encontra.

Está começando a correr? Então veja as dicas que preparamos para você:

COMECE COM A CAMINHADA

Caminhar é um ótimo começo!

Se você quer perder peso ou praticar exercícios de maior intensidade, pode ficar entediado na hora de fazer caminhada.

Entretanto, andar também é uma forma de emagrecer. Além disso, como é uma atividade física muito leve, a caminhada é recomendada para iniciantes.

Além do que, se você não tem o costume de andar, como vai conseguir correr ou praticar exercícios ainda mais intensos?

Portanto, comece a andar mais. Deixe o carro de lado, principalmente se você estiver indo para um lugar perto da sua casa.

Pode ter certeza: caminhada não é perda de tempo. Se você se acostumar a andar um pouco todos os dias, vai ter muito mais facilidade na hora começar a praticar corridas.

Agora, se você tem o costume de andar com frequência, é melhor ainda. Dessa forma, vai conseguir alcançar um bom desempenho na hora de correr.

MUDE SUA ALIMENTAÇÃO

Uma boa alimentação impulsionará seus resultados.

Para que os resultados sejam mais eficazes, é importante que você mude a sua alimentação aos poucos. Se você for muito rigoroso, vai acabar desistindo rápido da mudança.

Aliás, é importante você saber que não estamos falando de dieta e sim, de reeducação alimentar. Você não precisar deixar de comer seus alimentos favoritos, mas é fundamental que tenha uma alimentação mais balanceada.

Se alimentar melhor é uma forma de melhorar a saúde, ter mais energia, prevenir doenças e dormir melhor.

Além disso, ingerir mais proteínas, gorduras boas e uma grande diversidade de vitaminas, vai melhorar seu desempenho durante a prática de esportes.

Por isso, o primeiro passo é mudar a alimentação, até porque o excesso de açúcar e gorduras ruins, fazem com que você se sinta cansado e desmotivado com mais frequência.

FORTALEÇA SEUS MÚSCULOS

Fortalecer é preciso.

A maioria dos corredores costuma ignorar esse assunto, pois eles acham que a musculação não é necessária.

É nesse momento que você se engana. Ao fortalecer seus músculos, você melhora a postura e aumenta seu desempenho.

Se seus músculos estiverem fracos, você vai ter dificuldades na hora de correr.

Além do que, fazer musculação é uma forma de prevenir lesões, um problema extremamente comum na vida de corredores amadores. Mas você não precisa se desesperar, pois com os hábitos certos, fica muito mais fácil prevenir lesões e dores musculares.

Portanto, se você decidiu começar a ocorrer, é importante praticar musculação também.

+EXERCÍCIOS PARA FAZER EM CASA

USE O TÊNIS CERTO

Tênis deve ser sinônimo de conforto.

Parece um detalhe insignificante, mas não é.

Não escolha o modelo por causa da cor ou porque ele é de determinada marca. O tênis específico para corrida protege os pés e faz com que você consiga ter um desempenho muito melhor.

Além disso, utilizar um tênis comum pode fazer com que sofra lesões.

O sistema de amortecimento do tênis deve ser muito eficiente. Caso contrário, você pode ter problemas graves nas suas articulações.

Aliás, essa dica serve para qualquer esporte que você vá praticar.

A boa notícia é que nem sempre o tênis mais caro é a melhor opção. Por isso, prove vários modelos e veja qual o mais adequado para você.

O tênis deve ser extremamente confortável, caso contrário podem prejudicar as suas articulações.

BEBA ÁGUA COM MAIS FREQUÊNCIA

Água é vida!

Qualquer pessoa que pratica esportes com frequência deve beber bastante água.

Primeiramente, a água é essencial para a vida. Não tem como você sobreviver sem esse líquido.

Acontece que ao praticar esportes, você precisa começar a consumir mais água. Caso contrário, corre o risco de estagnar o crescimento muscular e de ficar desidratado.

Por isso, leve sempre uma garrafa de água com você.

Aliás, se você estava esperando um bom motivo para abandonar o refrigerante e começar a ingerir líquidos mais saudáveis, encontrou.

O ideal é que você sempre beba um pouco de água antes, durante e depois da prática de exercícios.

Além de hidratar o corpo, a água ajuda a eliminar toxinas, melhora a digestão e faz com que você tenha mais energia e disposição na hora de praticar exercícios.

RESPEITO OS LIMITES DO SEU CORPO

Escute e respeite seu corpo!

Muito mais importante do que a quantidade, é a qualidade.

Ou seja, o que você deve fazer é praticar esportes com mais frequência, mas sem sobrecarregar seu corpo.

Ficou cansado? Sente que está na hora de sentar-se e parar de correr? Então faça isso. Não force demais o seu corpo – é preciso reconhecer os próprios limites.

Com o tempo, você vai ter mais facilidade na hora de correr. Porém, para começar, é preciso ir aos poucos.

Nos primeiros dias, alguns minutos são mais do que suficientes. Em pouco tempo, você vai ter muito mais energia e disposição para correr.

Ignorar as próprias limitações é uma forma de aumentar o surgimento de lesões e dores musculares.

Pode ter certeza: aquele atleta super famoso que você vê ganhando vários prêmios, começou aos poucos. – e você precisa fazer isso também.

Além do mais, se você forçar demais o seu organismo, vai acabar se cansando de forma mais fácil, o que faz com que você fique mais propenso a desistir.

A atividade física é algo que deve fazer parte da sua vida diariamente, mas isso não significa que você deva ultrapassar os seus limites.

Nós esperamos que com essas dicas você sinta-se motivado o suficiente para se tornar um corredor melhor. Comece aos poucos e veja os resultados aparecerem.

Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer ajudar!

Bons treinos!

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