6 benefícios da corrida para a saúde!

6 benefícios da corrida para a saúde!

A corrida é uma forma de você melhorar não apenas a saúde do seu corpo, mas também a saúde mental.

Em um mundo cada vez agitado e intenso, é normal que as pessoas procurem por atividades físicas, pois os esportes ajudam a relaxar, esquecer os problemas e obviamente, deixar o corpo mais tonificado.

Mas não pense na prática esportiva apenas como algo estético. Se exercitar é uma forma de ter uma vida mais saudável.

Nesse artigo, em específico, iremos falar sobre os benefícios da corrida para a sua saúde física e mental. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

+VÍDEO: SEDENTARISMO x DOENÇAS

Reduz a ansiedade

Você está sempre ansioso e preocupado com os problemas do dia?

Então está na hora de correr mais!

Já é comprovado que pessoas mais ansiosas devem praticar mais atividades físicas. Aliás, como já falamos, a corrida traz diversos benefícios para a sua saúde mental.

Se você não encontrar ninguém para correr com você, vá sozinho mesmo. Afinal, o importante é que você tire de vez o sedentarismo e outros hábitos não saudáveis da sua vida.

Ao correr, você vai ter a oportunidade de deixar seus pensamentos de lado e se concentrar apenas nos movimentos do corpo.

Se você sofre de ansiedade, nervosismo e estresse constante, pode ter certeza: é hora de se tornar uma pessoa mais ativa fisicamente.

Ajuda a emagrecer

Esse é um dos principais benefícios de correr mais – essa prática esportiva te ajuda a emagrecer.

Claro que se o seu principal objetivo é emagrecer, será necessária mudar a sua alimentação também. Nesse caso, é importante diminuir o consumo de alimentos açucarados e com excesso de gorduras ruins.

Uma dica extra: se esse é o seu verdadeiro objetivo, comece a correr de manhã. Por que? Simples.

Em primeiro lugar, se você já começa o dia praticando atividades físicas, vai ter mais energia e disposição. 

Além do mais, se você deixar para correr depois que chegar do trabalho, vai inventar diversas desculpas para deixar a corrida de lado. Por isso, comece o dia se exercitando.

Portanto, se você quer emagrecer através da prática de atividades físicas, comece sendo uma pessoa ativa já nas primeiras horas do dia.

Além disso, o seu trabalho agradece. Você vai chegar mais relaxado e muito mais comunicativo.

+VÍDEO: COMO A CORRIDA TE AJUDA A EMAGRECER

Melhora a imunidade

Ter um sistema imunológico mais saudável significa que você está menos propenso a sofrer de algumas doenças.

O movimento dos músculos faz com que as células imunes saiam de pontos de espera e comecem a percorrer todo o seu corpo.

30 minutos de prática esportiva são suficientes para você sentir uma melhora no sistema imunológico.

Como você pode ver, os exercícios físicos são fundamentais para a sua saúde. Ou seja, só mudar a alimentação não basta. Se você quer se tornar uma pessoa mais saudável, está na hora de exercitar-se.

Melhora o sono

Qual foi a última vez que você realmente dormiu bem? Você acredita que a qualidade do seu sono está interferindo na qualidade de vida? Pois saiba que a corrida libera substâncias relaxantes no organismo e faz você gastar mais energia, o que ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Já é comprovado que pessoas com insônia sofrem mais de mau humor, o que faz com que seus relacionamentos de trabalho e pessoais sejam afetados. 

Além disso, o hábito de dormir mal faz com que você tenha mais dificuldade de se manter concentrado, o que prejudica a sua produtividade.

Bom, é claro que algumas pessoas que sofrem de insônia, irão recomendar o uso de medicamentos para você. Mas será que remédio é realmente a melhor opção?

Se você quer amenizar o problema de forma mais natural, pode tomar um suco de maracujá ou um chá de camomila antes de dormir. E se começar a correr diariamente, é bem provável que você consiga dormir melhor!

Os medicamentos que ajudam você a dormir podem causar diversos efeitos colaterais. Por isso, eles só devem ser utilizados em último caso.

Melhora a circulação sanguínea

Se você está com problemas em relação a sua circulação sanguínea, o ideal é que procure um médico para ver o que realmente está causando o problema.

Porém, como a corrida é uma atividade aeróbica, esse exercício físico ajuda e muito a melhorar a circulação sanguínea. 

Não se esqueça de que o coração, apesar de ser um órgão vital, nada mais é do que um músculo, que assim como qualquer outro, precisa de estímulo para ficar mais forte e saudável.

Isso significa que pessoas que praticam atividades aeróbicas com mais frequência, possuem um coração mais saudável, já que durante a prática esportiva, o coração precisa se esforçar para bombear mais sangue.

Melhora o humor

Nós já falamos que o hábito de correr faz com que você durma melhor, o que interfere diretamente no seu humor.

Mas a insônia não é a única causa do mau humor, não é mesmo?

Se você não tem dificuldades para dormir, mas mesmo assim, está sempre estressado e preocupado, pode ser que esteja na hora de se exercitar mais.

É por isso que os esportes são grandes amigos da sua saúde mental. Uma vida com menos estresse e preocupações é fundamental para aumentar a sua expectativa de vida.

Se você tiver qualquer dúvida e queira saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe. Será um prazer ajudar!

Bons treinos e até a próxima!

Deixe uma resposta