10 dicas para evitar lesão na corrida!

10 dicas para evitar lesão na corrida!

LESÃO!

Aquela palavra que dói só de ser escutada e assombra qualquer tipo de corredor, do iniciante ao mais avançado. Infelizmente, todos corredores estão suscetíveis a bater de frente com algumas delas em algum momento de sua vida esportiva. Não existe uma fórmula mágica para preveni-las, porém  diversas e pequenas atitudes no seu dia-a-dia minimizarão a chance de passar por esse desconforto, que muitas vezes lhe impedirá de realizar aquela tão sonhada e esperada prova.

Vamos listar 10 atitudes que todo corredor deve fazer:

AQUEÇA ANTES DE CORRER

O aquecimento é fundamental para correr, pois deixará seus músculos e articulações preparados para o estímulo que será feito no treino. Dê preferência por um aquecimento dinâmico, isto é, com movimentações que trabalhem as articulações do quadril, joelho e tornozelos. Depois, faça 5 a 10 minutos trotando ou caminhando firme, dependendo do seu condicionamento.

RESPEITE SEU TREINO

Não importa se está começando na corrida ou se já corre a 10 anos, você não deve fazer de todo treino uma competição, realizando sempre uma sessão mais rápida que a anterior. Na ânsia de evoluir rápido, esse é um erro clássico cometido por diversos corredores e o final é certo: contusão. Tenha sempre em mente que resultados não vem de um dia para o outro e sim da constância do treinamento.

EVOLUA GRADATIVAMENTE

É importante que o treino evolua de forma gradual, aumentando as cargas (tempo e intensidade) dos treinos aos poucos. Isso é importantíssimo a fim de  evitar sobrecargas excessiva. Para a maior parte dos corredores, um aumento no volume semanal de até 10% é suportável.

Blog Corpo

FORTALEÇA A MUSCULATURA

Por mais variado que seu treino de corrida seja, atividades complementares ajudam no fortalecimento e equilíbrio da musculatura, incremento da capacidade cardiorrespiratória e aumento a resistência. Tudo isso somado ajudará na prevenção de lesões  –  além de ajudar no ganho de performance.

CUIDADO COM O PESO

Sim, sabemos o quanto é difícil perder aqueles quilinhos extras. Mas saiba que durante a corrida o impacto gerado é de até três vezes o seu peso corporal, imagina o quanto seus tornozelos, joelhos e quadris agradecerão por estar mais leve. Mantenha sua alimentação regrada e sem excessos.

COMO A CORRIDA TE AJUDA A EMAGRECER? CLIQUE AQUI E CONFIRA!

EVITE O ASFALTO

A corrida é um esporte de impacto e quando você corre em pisos duros (asfalto e concreto) o impacto é maior. Se você tiver acesso, sempre que possível corra em trilhas, terra batida, pistas de cascalho e afins. Corredores que moram em centros urbanos podem ter mais dificuldade, mas não é impossível. Muitas vezes o parque que você já corre possui essas opções, mas você está tão acostumado a correr no mesmo local que deixa de conhecer e explorar as demais opções.

CUIDADO COM PROVAS EM EXCESSO

As competições são ótimas para você se manter motivado durante o período de treinamento, mas exagerar nas corridas não é uma boa ideia. Isso porque o ritmo na prova é sempre maior que nos treinos, não deixando sua musculatura recuperar-se de forma eficiente para os treinos da semana seguinte. Limite a sua participação em corridas de ruas a no máximo uma prova por mês.

RESPEITE O DESCANSO

O descanso é uma das dicas que não pode ser deixada de lado. É fundamental que durante sua periodização existam os dias de descanso estabelecidos, eles são fundamentais para a musculatura, tendões e ligamentos se regenerarem do estresse causado pelo exercício.

ESCUTE SEU CORPO

A maioria das lesões da corrida não surge do nada, elas tendem a ser graduais, com seu corpo enviando pequenos sinais. Muitas vezes os corredores ignoram esses sinais e continuam treinando, mesmo com dor. Um problema simples, que seria resolvido com alguns dias de repouso, pode evoluir para uma lesão mais séria e afastar o atleta das ruas por vários meses. Aprenda a ouvir seu corpo e prestar atenção aos sinais que ele envia. Se a dor persistir por vários dias mesmo com repouso, procure um médico.

BUSQUE ACOMPANHAMENTO

A prática da corrida causa efeitos positivos na saúde, mas a falta de um bom planejamento pode causar problemas. Procure a ajuda de um profissional ou uma assessoria esportiva para acompanhar suas atividades.

Seguindo essas dicas, a chance de você se machucar com a corrida é mínima e com certeza você aumentará sua longevidade esportiva. Esperamos que tenha gostado do texto e se precisar de algum apoio, clique aqui e entre em contato com a gente, será um prazer ajudar.

Bons treinos e até a próxima!

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta